Mais um passo importante para o futuro das lotéricas!
Hoje, o presidente da Febralot Ricardo Costa participou de uma reunião estratégica liderada pela Diretora de Marketing e Estratégia da CAIXA, Adriane Veloso. O encontro contou com a presença da equipe técnica da CAIXA e consultores da BCG, que estão conduzindo os estudos para a reformulação da estratégia de canais do banco.
Pela Febralot, também esteve presente o consultor Evaldo Bazeggio, contribuindo para essa discussão essencial sobre o futuro do canal lotérico.
A CAIXA dá um passo decisivo ao iniciar, de forma estruturada, essa nova fase de estudos. Seguimos acompanhando e trabalhando para fortalecer ainda mais o setor! Fique ligado!
Em um giro por Brasília, a Diretoria da Febralot foi recebida por autoridades do Executivo e do Legislativo, debatendo questões caras à Rede Lotérica e encaminhando demandas do seguimento.
Na Secretaria de Prêmios e Apostas, do Ministério da Fazenda, Ricardo Amado Costa, Raul Carlo da Cunha Neto e Custódio Albano foram recebidos pelo Secretário Régis Dudena. Na extensa pauta apresentado, a Febralot reivindicou um elastecimento no prazo para exploração exclusiva pela Caixa Econômica da Loteria Instantânea Exclusiva – LOTEX. A entidade, que representa mais de 13 mil loterias, entende que o prazo previsto na Portaria 1646/23 é insuficiente para a consolidação desse novo produto lotérico.
Representando as loterias de todo o País, a Febralot realizou duas importantes reuniões com a direção da Caixa Econômica para tratar dos problemas do segmento. Destacamos que a entidade foi recebida menos de 90 dias após tomar posse, que aconteceu em 15 de novembro, uma situação inédita na gestão da Febralot e que representa um novo momento nas relações.
Em Brasília, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, recebeu o Presidente da Febralot, Ricardo Amado Costa e demais diretores, acompanhado do VP de Rede, Adriano de Assis, da Presidente da Caixa Loterias, Luciola Vasconcelos, e de Maitê Assunção, e dos VPs Thais Cintra e Carlos Babo. Ricardo Amado Costa entregou ao Presidente Carlos Vieira o Planejamento Estratégico de Curto e Médio Prazos que, na visão da Febralot, aponta o futuro da Rede Lotérica.
A FEBRALOT segue firme na defesa dos interesses da rede lotérica.
Depois de vencer a eleição para presidência da Federação Brasileira de Empresas Lotéricas – Febralot, Ricardo Amado Costa conversou com o BNLData sobre os grandes desafios como a redução de receitas, concorrência com o mundo digital, franca interlocução com a CAIXA, além do novo mercado advindo da regulamentação das apostas esportivas e como os lotéricos serão inseridos nesta operação.
Costa também falou sobre os planos e os principais desafios a frente da entidade que representa a Rede Lotérica.
A Caixa Econômica vai criar um adicional para cada loteria contratar o seu próprio provedor, dando liberdade de escolha ao empresário contratar o fornecedor para equacionar as dificuldades da TI.
A proposta foi apresentada pelos executivos da área de rede da Caixa na primeira reunião com a diretoria da Febralot, realizada em Brasília, no último dia 10, onde o problema crônico de comunicação da Rede Lotérica foi enfaticamente abordado pelo presidente Ricardo Amado Costa.
Na data de 15/04/2024 foi realizado em um hotel de Brasília um workshop que contou com a participação da diretoria da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – Febralot, lideranças dos sindicatos estaduais e executivos da Caixa Econômica Federal.
A abertura do evento foi feita pelo Diretor de Rede e Adimplência Matheus Sinibaldi que agradeceu a presença de todos e pediu que se aproveitasse o momento do encontro para que novamente todos os Executivos da CAIXA ouvissem os Lotéricos no sentido de entender o momento de crise que as Lotéricas passam e procurarem dar o seu melhor no sentido de buscar soluções para a Rede Lotérica que é muito importante para o Banco.
O Presidente da FEBRALOT, Jodismar Amaro agradeceu o evento e pediu que os times de trabalho formados em 31.01.2024 pelo Presidente da CAIXA, Carlos Vieira, fossem mais efetivos, pois em 75 dias nada de concreto foi entregue. Tempo este muito longo para os Lotéricos que amargam uma grave crise econômica financeira.
Na sequência, vários Presidentes de Sindicatos Estaduais se pronunciaram, explanando e argumentando os principais problemas da Rede, como:
. Necessidade dos Lotéricos terem assento no Conselho da CAIXA Loterias;
. Preocupação com o desequilíbrio no convênio da CAIXA com os Correios;
. Marketing para os jogos mais específico com a premiação dos jogos e os valores acumulados;
. Campanha de premiação aos clientes que utilizam os serviços das Lotéricas;
. Participação na governança no Fundo de Desenvolvimento de Loterias (FDL);
. Solução definitiva para os problemas de indisponibilidade do sistema operacional, mais especificamente com a migração do backup;
. Sistemática para ressarcir ao Lotérico o valor financeiro com a indisponibilidade do sistema operacional.
Matheus Sinibaldi se comprometeu em patrocinar os times de trabalho no sentido de que as soluções aos problemas sejam planejadas e implantadas mais rapidamente.
O Superintendente da SUALO, Kleber Paz, disse que o convênio com os Correios é uma forma de atender solicitação do Governo para que haja uma sinergia entre o Banco e os Correios e o que está previsto e aprovado até agora é que lotéricos possam ser um ponto de coleta dos Correios e que a CAIXA, através de espaço cedido nas agências dos Correios façam as atividades de atendimento social que hoje fazem exclusivamente nas agências da CAIXA. Não há previsão de fazerem operações transacionais e nem venda de jogos das Loterias da CAIXA.
Informou ainda que 600 Lotéricas se cadastraram no programa “PONTO de COLETA”, sendo que 200 foram aprovadas pelos Correios e as demais 400 foram rejeitadas devido critério de distanciamento com agências dos Correios.
A Diretora Presidente da CAIXA Loterias fez uma fala no sentido de que a migração dos jogos da CAIXA para a subsidiária que está em decisão no Conselho do Banco trará foco e agilidade nas operações de Loterias Federais, bem como no mercado das apostas de cota fixa, as BETs. Dessa maneira, propôs uma atividade de levantamento de sugestões por parte dos Presidentes dos Sindicatos Estaduais dos Lotéricos para que formassem 5 grupos e debatessem ideias com base em cinco temas para nortear os trabalhos da Caixa Loterias, a saber:
Modernização do Negócio Jogos;
Rentabilização das Lotéricas;
Novos Produtos;
Inovação;
Incentivos para incrementar as vendas de jogos.
A SUALO fez uma apresentação da evolução da venda de Jogos e Bolões no primeiro trimestre de 2024 em relação ao ano anterior onde se apurou um significativo aumento de 22%. Destacou-se também o incremento de R$ 2,5 Bilhões na Mega Sena (27,1% de acréscimo) e R$ 370 Milhões na + Milionária (300% de acréscimo) as quais foram as que mais contribuíram com a evolução apresentada.
Com relação ao concurso especial “Dupla de Páscoa” houve acréscimo de R$ 100 Milhões na arrecadação e prêmio recorde de R$ 37 Milhões.
Foi apresentado o calendário de prestação de contas dos Bolões da Quina de São João que tem o início das vendas paralelas em 20/05/2024 e o sorteio será em 22/06/2024. Este ano, o calendário traz uma redução de 15 para 12 dias no período de vendas exclusivas.
Informou-se também que a participação média atual das vendas de jogos está com 81% nas Lotéricas e 19% nos canais eletrônicos.
Durante a apresentação da SUALO, Aldemar Mascarenhas, Vice-Presidente da FEBRALOT pediu que a divisão de jogos da CAIXA reavaliasse a execução de 3 concursos semanais da Mega Sena, pois há um grande clamor da Rede Lotérica por isto, principalmente pelo tempo exíguo para a venda de bolões de valor mais elevado.
Mascarenhas ainda pontuou a necessidade de propaganda para a modalidade + Milionária que se aproxima de valor histórico de R$ 200 Milhões de Prêmio principal e ainda não desperta o devido interesse pelo apostador.
Sobre o Market Place de bolões que está previsto para este semestre seu lançamento, há ainda uma grande dúvida na Rede sobre sua eficácia, pois houveram depoimentos a favor e contra, por parte dos presentes.
A Superintendente Nacional de Marketing, Adriana Probst fez uma apresentação de uma pesquisa realizada com apostadores com o seguinte resultado: 83% dos apostadores entrevistados já apostaram em Lotéricas; 70% deles tem preferência pelo canal físico.
Apresentou também o material de campanha da Quina de São João, com o mote característico e prêmio de 220 milhões, com a possibilidade de aumento gradual durante a campanha e envio das peças às Lotérica a partir de 15.04.2022.
Adriana apresentou ainda alguns dados e resultados das campanhas de Marketing do Banco destinadas às Loterias.
Os representantes da Rede Lotérica questionaram a Executiva do sentimento de pouca propaganda para o canal, a forma de divulgar as Loterias, onde o melhor apelo que é o prêmio não é explorado e a participação dos canais no portfólio das peças publicitárias.
Adriana argumentou que 76,1% dos entrevistados da pesquisa se informam sobre Loterias na Internet e 75,6% nas mídias tradicionais, dados relevantes que mostram a importância de estarem fazendo propaganda em todos os canais. Pediu também para participar de mais reuniões com os Lotéricos para que, na medida do possível, sejam ajustadas as percepções e a prática do processo de Marketing dos Jogos.
Na parte da tarde, CAIXA SEGURIDADE através de seu representante Ricardo Tabatchnik Coentro, fez uma apresentação de campanha de estimulo às vendas dos produtos: Seguro Amparo, Rapidex e Consórcio que através de faixas de incremento serão destinados aos que mais venderem os produtos acima, até 288 cartões pré-pagos no valor de R$ 1.600,00 totalizando R$ 760 mil para a campanha.
Ricardo disponibilizou a estrutura da Caixa seguridade para Capacitação e Treinamento das atendentes, inclusive com ferramentas de “Nano Learning”, principalmente nos micro cursos no whatsapp disponíveis: Seguro amparo, Seguro de vida como instrumento de educação financeira e Vida Mulher.
Os representantes dos Lotéricos pediram que se estruture um produto do consórcio para o TFL, algo customizado e com poucas variáveis de comercialização, como a aquisição de motocicleta.
Houve também uma palestra do atleta Olímpico Lucas Mazzo que é patrocinado pelas Loterias da CAIXA:
Lucas discorreu sobre a importância das Loterias Caixa ao esporte brasileiro e a inclusão social que isto representa. Exaltou também a importância da disciplina e constância de propósito.
Caixa Cartões
O Presidente da CAIXA Cartões, Humberto Magalhães apresentou as campanhas de incentivo à adesão pelos Lotéricos da máquina de cartões de outros bancos, a Azulzinha no TFL.
Maquininha Azulzinha Pro: Quem precisa do POS nas mesmas condições do TFL para ter mobilidade nas vendas, pode aderir ao termo específico no Conexão Parceiros para receber a nova maquininha com a mesma recorrência do TFL. O aluguel é de R$ 29,90 e por enquanto não pode ser a mesma maquininha de quem já a tem.
Na ocasião, Humberto apresentou a mudança da remuneração dos recebimentos na modalidade, incluindo os Lotéricos com uma participação, a partir de 16.04.2024 e remuneração mensal.
Serão três períodos de apuração mensal e pagamento da comissão no sexto dia útil do mês subsequente na conta 003 sob alínea específica a ser divulgada.
A taxa de conveniência ao cliente na função débito passa a ser de 1,08% com recorrência ao Lotérico de 0,10%.
Na função crédito a referida taxa ao cliente permanece em 2,95%, com recorrência ao Lotérico de 0,22%.
O Presidente da FISERV, parceira tecnológica da CAIXA Cartões, Jorge Valdívia anunciou também que o incentivo das vendas na modalidade crédito serão reajustadas de 0,22% para 0,30% quando as vendas acumuladas atinjam a marca de R$ 1 Bilhão (Hoje estão em R$ 363 Milhões.
Na apresentação de TI da CAIXA foram destacados dois assuntos:
Biometria:
A TI trabalha para que, até Agosto, todas Uls tenham pelo menos 1 Leitor biométrico funcionando por UL, a dificuldade se dá pelo tempo de inoperância dos equipamentos e a necessidade do fornecedor trocar uma bateria e fazer o recadastramento do equipamento no sistema, perdido após o final de carga da bateria.
Migração do sinal do backup para o 4G:
A TI reportou a evolução da quantidade de Loterias migradas que agora está em 70% e os principais causadores da falta de intercambiabilidade automática entre os dois modos de obtenção do sinal está cada vez menor.
Destacou ainda que pelo menos 2100 Lotéricas precisarão manter o sinal através das antenas VSAT devido as características da região não permitirem um bom sinal através de rede física de cabos ou através do 4G.
Houve um desentendimento por parte dos Lotéricos com relação aos números apresentados por TI e que haja a disponibilização do sinal em 100% da Rede, bem como o ressarcimento do prejuízo causado aos Lotéricos que ficam ou estão parados pela mudança.
A apresentação da GERLO apresentou as seguintes entregas:
Reset do Caixa TEM, que é a recuperação cadastral na lotérica com remuneração de R$ 1,02;
Saque sem cartão com biometria de até R$ 5 Mil com R$ 1,10 de remuneração;
Novo fluxo de alteração de endereço, onde a solicitação se faz agora no Conexão Parceiros;
Criação de um termo de ajuste de conduta (TAC) para evitar o Processo de Consequências (PDC), onde haja culpa, mas não má fé. Aliado ao processo já divulgado de diligências antecipadas, o fechamento de Lotéricas para apuração das irregularidades cairá drasticamente. Pede-se uma boa defesa nas duas novas formas de recuperar a Lotérica. Instrumento e provas de preferência serem dirigidos pelo advogado do Sindicato do Lotérico.
Novas categorias de chamados no Conexão Parceiros para:
. Inclusão de limite móvel
. Solicitação do adicional com carro forte
. Solicitação de adicional de blindagem
Novo registro de operadores no TFL com a utilização universal do CPF, servindo para mais de uma Lotérica e garantindo a sensibilização das certificações quando necessárias.
Retomada do Crédito Direto ao Consumidor – CDC no TFL que estava suspenso desde novembro/2023. Mais de 1,2 milhões de clientes com cadastro pré-aprovado.
Entregas em estudo:
Reavaliação do valor do adicional de blindagem
Novo adicional Institucional, pagar ao Lotérico pelo serviço do Banco, onde a receita não permite o equilíbrio do parceiro.
Ressarcimento em valor pelo tempo de sistema indisponível.
Ao final do workshop todas as partes fizeram menções à validade do evento para integrar o entendimento entre o Banco e os Lotéricos e a necessidade de tempestividade nas ações para o equilíbrio econômico financeiro da Classe.
No último dia de janeiro (31/01/24) reuniram-se em Brasília a Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – Febralot, com lideranças dos sindicatos estaduais e executivos da Caixa Econômica Federal das áreas de jogos, TI e Rede.
Neste encontro o foco era a retomada das reuniões de trabalho, buscando melhorias das condições econômicas e sociais da Categoria.
Em quase oito horas de reunião, os assuntos se amplificaram com apresentações, audiências e debates.
Jogos
A Presidente da Caixa Loterias, Lucíola Aor Vasconcelos, fez uma apresentação onde se confirmou que a Vice-Presidência de Fundos de Governo reativou a empresa Caixa Loterias S.A., subsidiária com capital 100% do Banco, para dar foco e agilidade ao negócio Loterias. Essa necessidade vem principalmente, pela demanda do modelo atual do mercado de jogos com a recente regularização legislativa das apostas de cota fixa, sendo que a área de jogos ficará dividida entre a SUALO e a Caixa Loterias.
A Caixa Loterias terá direção, orçamento e TI próprios e, apesar das BETs ainda não terem portaria própria, os trabalhos já iniciaram em 2023 para definir modelos através de pesquisas qualitativas, as quais incluem as Casas Lotéricas no modelo físico.
A Executiva informou que a Caixa trabalha com a expectativa de lançamento das BETs Caixa ainda em 2024, com resultados de escala para o início de 2025.
Outro lançamento que será feito pela Caixa Loterias é o Lotex, que já tem portaria do Ministério da Fazenda e deve ser lançado no primeiro semestre de 2024.
Assim que o modelo de gestão da Caixa Loterias for aprovado pela governança da Caixa, será informado à Rede Lotérica para a continuidade dos trabalhos de evolução contínua em conjunto com a FEBRALOT e Sindicatos Estaduais.
A Executiva Maria Teresa, nomeada para a Caixa Loterias como Diretora Executiva, fez a apresentação dos Executivos que farão parte da SUALO na estrutura atual do Banco:
Rodrigo Schkera – Superintendente Nacional de Loterias
Daniel Resende Scalia – Gerente Nacional de Loterias
Apresentação da SUALO
A SUALO realizou uma apresentação destacando o Desempenho das Loterias em 2023. Foi um ano desafiador, pois em 2022 todos os recordes em matéria de evolução de quantidade e faturamento foram batidos, bem como, de grandes acumuladas da Mega Sena.
O faturamento das Loterias da Caixa foi de R$ 23,4 bilhões, 200 milhões acima do faturamento de 2022 com premiação expressiva de R$ 7,96 bilhões. O faturamento dos Bolões foi de 4,26 bilhões, tendo crescimento de 1,73%.
Os repasses sociais foram da ordem de R$ 11,05 bilhões, reafirmando a vocação social da Caixa.
Os concursos especiais em 2023, também registraram acréscimo considerável de mais de 20%, com destaque para a Mega da Virada que apesar de todas as adversidades, registrou um crescimento de 23,8%, com faturamento de R$ 2,42 bilhões. Quadra e Quina do concurso especial pagaram R$ 900 milhões.
Sobre o reajuste de preços das modalidades, em maio de 2023 verificou-se que a medida surtiu efeito, pois todas as modalidades, à exceção da Timemania registraram crescimento de faturamento. A Timemania foi a única modalidade que teve diminuição no faturamento anual em função de que no anterior, apresentou mais concursos acumulados, registrando vendas maiores em detrimento a 2023 que não teve o mesmo desempenho de valores de prêmio principal.
Foi apresentada uma análise da mudança da Mega Sena regular de 2 para 3 concursos semanais:
Após esta mudança, a modalidade apresentou crescimento de 17,4%. Após os Executivos da área de Loterias da CAIXA terem sido questionados pelos presidentes dos sindicatos estaduais sobre a evolução do faturamento dos bolões, responderam que não tinham trazido estes números e, como houve questionamentos sobre a eficiência do modelo com 3 concursos ser prejudicial para a venda de bolões com vários exemplos de situações relatadas, responderam que se faz necessária uma adaptação tanto por parte dos Lotéricos, como dos clientes. Dessa forma, ficou combinado que a SUALO apresentará uma lista com situações praticáveis da adaptação relatada como necessária.
Rolagem – é a quantidade média de concursos, onde a premiação principal acumula para o próximo concurso, demonstrando que isto aumenta a arrecadação da Mega Sena. Como exemplo, foi apresentado que em 2022, a média de concursos acumulados foi de 38, apresentando faturamento da modalidade de R$ 10,9 bilhões e que em 2023 com 18 concursos em média de rolagem, o faturamento foi de R$ 10,2 bilhões e que há de se esperar que o acréscimo de um concurso a mais, em condições normais, deve aumentar o número de concursos sem ganhador na faixa principal.
A + Milionária, com dois concursos semanais também demonstrou ter sido uma decisão acertada com acréscimo de 110,5% nas vendas em relação ao ano anterior.
Com relação à solicitação dos dirigentes sindicais de uma campanha para a + Milionária direcionada em levar conhecimento aos apostadores sobre o jogo em si e suas possibilidades de premiação, foi informado que a mesma se encontra em aprovação na governança do Banco e assim que a etapa for superada poderão apresentar peças e prazos de lançamento.
Informações para 2024:
Foi apresentado o calendário da Dupla de Páscoa, com início das vendas paralelas em 26/02/2024, vendas exclusivas iniciando em 16/03/2024 e sorteio de um prêmio estimado de R$ 30 milhões. O calendário de prestação de contas dos bolões do concurso especial terá 3 datas de débito, à saber: 11, 18/03 e 01/04/2024.
Market Place (Bolões on line)
Estão ajustando a data do lançamento do portal de acordo com estratégia de marketing, para que sejam contempladas as modalidades mais vendidas no meio físico, além de treinamento e divulgação. Deve acontecer no primeiro semestre de 2024.
Lotex (Raspadinha)
Lançamento previsto para março de 2024, dependendo de questões licitatórias da parceria. Já estão planejadas estampas, valores de face e de premiação. O comissionamento da Rede está em estudo pela CAIXA e será apresentado ao Ministério da Fazenda para que a Rede seja comunicada. A FEBRALOT acompanha de perto esta atividade junto à CAIXA e Ministério da Fazenda.
Nova Loteria: “Da hora”
Regulamentada pela lei 14455/2022, trata-se da Loteria da saúde e do Turismo, jogo com aposta de valor livre e prêmio proporcional ao valor apostado, começa com 2 concursos diários, mas pode ter mais sorteios como o nome sugere. A aposta poderá ser feita no TFL e por coletor POS. Estima-se que ainda em 2024, a modalidade será lançada.
Sporting BETs
Projeto em andamento, já na concepção da “Caixa Loterias”, espera-se que seja lançado em 2024, com resultados satisfatórios no decorrer de 2025.
Itens adicionais, enviados antecipadamente para a SUALO:
Loterias Estaduais – buscar convênios.
A SUALO continua prospectando os Estados e oferecendo solução completa para a modalidade, porém não vem tendo sucesso em relação a firmar convênios. Há um Estado em negociação, porém continua buscando mais negócios em outros Estados.
Loteria Federal on line – Status atual do projeto:
Primeira etapa com a alteração das estampas de Quarta (quartou) e Milionária (enricou) concluídas.
Para os bilhetes das Extrações de Março/2024, haverá diferenciação nas cores das estampas de Quarta e Milionária e o número do bilhete será deslocado para o Lado direito. Estas correções são fruto de pesquisa sobre a primeira mudança em reuniões com os líderes Lotéricos.
As próximas etapas, principalmente com a parte on line, dependem de licitação de parceiro tecnológico e assim que esta fase evoluir passaremos mais informações.
Reajuste da comissão ao Lotérico dos jogos on line da Caixa:
Solicitado reajuste da comissão dos jogos feitos no canal IBC e no portal pagos em PIX, com a consideração de que a CAIXA não tem custo de cartão de crédito nessas operações e, que a demanda maior em relação às expectativas iniciais (devido à expressiva participação do canal ante o planejado inicialmente) demanda mais trabalho das Lotéricas com relação ao pagamento de prêmios e orientações sobre o canal aos clientes, o que justifica um acréscimo na remuneração. Sobre este assunto, a SUALO reafirma que não tem o entendimento para fazer este reajuste.
A FEBRALOT e sindicatos estaduais continuarão pedindo reabertura de negociação para que esta parcialidade seja revista. Foi pedido ao VP de Rede, Adriano Matias que coloque o item nos times de trabalho que serão formados na continuidade dos trabalhos de equilíbrio econômico financeiro.
Foram levantados os itens a seguir pelos presidentes estaduais para melhorias no negócio Loterias, os quais foram anotados pela equipe específica e, que serão respondidos nas agendas subsequentes:
Fundo de Desenvolvimento de Loterias, melhorar as informações disponibilizadas e compartilhar com a Rede como este fundo é utilizado.
Solicitar que os Superintendentes Regionais insiram nas suas agendas, a melhoria no faturamento de jogos e bolões pela Rede lotérica.
Apresentação da evolução de faturamento de jogos e bolões por Estado.
Dobrar a quantidade de Caixas de volantes remetidas automaticamente para o início do concurso da Mega da Virada de 2024.
Política de consequências para os estornos de bolões está descalibrado ou muito severo, é preciso rever o processo.
Mídia de jogos, incrementar, focar em prêmios e possibilidades aos apostadores.
Proporcionalizar o marketing digital à quantidade de jogos que as Casas Lotéricas vendem em relação aos jogos on line.
Rever estudo sobre a implantação da premiação de acerto de 3 números na Mega Sena.
Canal Eletrônico IBC – cancelar
Bobinas e Volantes – Verificar com a área de Logística, pois já há casos de falta de material aos Lotéricos.
Consórcio de bolões (compartilhamento entre Lotéricas de bolões no TFL) – intensificar etapa no projeto do Market Place.
Revisitar estudos que verificaram a instituição de faixa de premiação no valor de bilhete de troca.
Definir calendário dos novos concursos especiais com as motivações Carnaval e Proclamação da República.
Corrigir a diferenciação no pagamento de jogos com cartão de crédito na Lotérica e no canal on line.
Apresentação Área de Tecnologia da Informação
Devido principalmente aos problemas de queda de sinal, gerados pelo projeto de migração da transmissão do sinal redundante (reserva) do sistema e sua integração com a transmissão principal, os gestores da área de TI foram convidados pela área de Rede para fazer uma apresentação de plano de ação para erradicação do problema.
A Superintendente Nacional de TI, Patrícia, fez uma apresentação sobre a instalação dos 10.000 TFLs que estão substituindo os mais antigos, já sem garantia.
A instalação começou em novembro/2023
No final de janeiro de 2024 foi alcançada a marca de 5.000 equipamentos instalados.
O objetivo é efetuar 100% das instalações até abril/2024.
Critério da troca, existem 35.000 equipamentos com o prazo de garantia de 5 anos vencido e destes, dez mil serão trocados priorizando aqueles que tem mais tempo de indisponibilidade e número de chamados de manutenção.
O próximo certame que está em elaboração, contemplará todos os demais TFLs sem garantia.
O novo lote terá uma consulta pública para escolher entre os equipamentos apresentados, um modelo com arquitetura mais adequado às demandas atuais.
Este novo lote não deve chegar às lotéricas em 2024 devido ao rito das etapas do projeto.
Em contrapartida está em estudo uma ampliação do lote que está em entrega para mais 2.500 TFLs, alcançando a quantidade total de 12.500 TFLs.
O Gestor Maicon da área de Desenvolvimento de TI apresentou duas novas funcionalidades dos TFLs em finalização:
Saque sem cartão com biometria, já na próxima versão.
Confirmação de operação dos cartões com chip de aproximação através de desenvolvimento de componente adicional, ainda sem prazo de implantação.
O Gestor Bruno disse que 50% das Lotéricas estão com o sistema de back-up de comunicação migrado e os problemas de perda de sinal registrado no início das instalações vem melhorando. Destacou que estes problemas são decorrentes da necessidade de correções no sistema principal, o cabo da operadora OI.
Complementou dizendo que a OI iniciou um plano de ação para a troca de tecnologia para fibra ótica e, que assim que houver um cronograma, será compartilhado com os sindicatos e FEBRALOT.
Pediu também que os empresários lotéricos liberem a entrada dos técnicos que tem a tarefa de fazer essa migração, ou quando o sistema de monitoramento detecta que um dos dois sistemas está inoperante (não perceptível pelo usuário).
Itens observados pelos Presidentes dos Sindicatos Estaduais com relação a TI para melhoramento contínuo do principal insumo de tecnologia:
A OI, onde não tem fibra ótica para atender a demanda, está contratando internet de terceiros via rádio ou outra tecnologia, porém há casos que não está pagando pelo serviço contratado e os Lotéricos estão tendo que arcar com o pagamento para poderem operar suas Loterias.
Solicitado que o técnico da migração colha uma aprovação nos testes finais de sucesso da migração, simulando perda do sinal principal e assunção do backup, bem como retorno automático quando da normalização do canal principal.
Solicitada manutenção diária da lista de técnicos autorizados para a manutenção de equipamentos, instalação e migração, para que os informes das agências com o registro do profissional estejam de acordo com o técnico que se apresentará na lotérica para realizá-lo.
Prever ressarcimento ao Lotérico (lucros cessantes) por perda de sinal e consequente inoperância da Lotérica, por inabilidade do profissional destacado para fazer a migração.
Falta de equipamento switch e/ou falta de versão para instalação do mesmo. No interior os Lotéricos estão arcando com a compra do equipamento.
Quarteirização das empresas contratadas para instalar a migração, com consequentes falhas na instalação e paradas desnecessárias das Lotéricas.
Os Gestores CAIXA/TI (CIAUS), para agilizarem o encaminhamento da resolução de problemas, não estão dando conta da tarefa devido ao excesso de demandas e da restrição na ponta da correção.
A área de TI precisa repensar a simples aplicação de multas no descumprimento do contrato, pois as multas são ineficazes para quem fica sem sistema.
Segunda impressora para operações bancárias foi reprovada pela área competente na CAIXA, os Presidentes de Sindicato pediram para que se reavalie, pois a economia e a Logística serão beneficiadas sem qualquer sombra de dúvida.
Área de Rede:
Apresentação do Presidente Carlos Antônio Vieira Fernandes:
O principal Executivo da CAIXA se apresentou aos representantes da Rede Lotérica, dizendo que aquele era o momento certo do encontro dada a reunião de todas as lideranças, presidentes de sindicatos estaduais e diretoria da FEBRALOT.
Disse que reconhece a contribuição do seguimento para o sucesso operacional da CAIXA e que respeita a força que a representação formal tem. Acrescentou que o mundo está em mutação e que as mudanças devem ser encaradas como oportunidades, sempre olhando para frente para aproveitá-las.
Falou também que o antagonismo Caixa e Lotéricos precisa acabar e, que é preciso aproveitar o melhor dos dois segmentos e focar em receita para ambos e que somente com o diálogo e entendimento mútuo se poderá aproveitar estas oportunidades.
Finalizou dizendo que nossos concorrentes são os bancos digitais e lançou a seguinte pergunta: Quem daqui se não fosse do segmento Lotérico iria à uma agência bancária para fazer um serviço ou adquirir um produto?
Pediu ao Vice-Presidente de Rede, Adriano Matias, que seja realizado um acompanhamento num painel das solicitações das lideranças da Categoria e, que todas tenham a resposta se viáveis ou não. E ainda, que as viáveis lhe sejam apresentadas mensalmente quanto à sua resolução/implantação.
Apresentação do VP de Rede Adriano Matias:
Adriano se apresentou e em seguida apresentou a estrutura funcional que passa a se denominar “VIVAR” e incorporará o desenvolvimento de algumas atividades que eram da Vice-Presidência de Produto de Varejo.
Apresentou o Diretor de operações da Rede, Matheus Sinebaldi, muito experiente no segmento Lotérico e que terá a função de manter a continuidade, algo que até então era um grande problema sempre que havia troca no comando.
Pediu que cada presidente de sindicato se apresentasse e colocasse a sua visão do negócio e o que poderia ser feito para o aprimoramento contínuo.
Disse também que não quer perder nada que tenha sido feito no sentido de melhorar desempenho de Jogos, Negócios e transacional.
O Presidente do Sindicato do Mato Grosso do Sul entregou uma apresentação de um projeto propondo que a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL produza um aplicativo, nome de projeto “LOTÉRICO TEM” para que cada UL que faça a adesão tenha um site para vender todos os produtos e serviços que existem no meio físico, com o intuito de levar as ULs a quem não vai mais às lojas físicas. O VP Adriano fez algumas perguntas sobre o acolhimento do projeto pelos lotéricos e prometeu estudar como contemplar seu aproveitamento.
Muito foi falado a ele sobre a desmotivação dos Lotéricos em função do baixo resultado econômico financeiro, com a perda de clientes para o meio digital e a falta de apoio do banco para com a atividade.
Ao final da reunião, foi combinada a instalação de dois times de trabalho com 5 representantes dos Sindicatos e uma reunião mensal híbrida (presencial/virtual) para o acompanhamento das atividades desenvolvidas, resultados e necessidades de apoio/correção.
Na visão de todos os presidentes sindicais esta foi uma das melhores reuniões de interação entre Caixa e lideranças oficiais dos Lotéricos, pelo apoio do Presidente da Caixa, pela presença do VP de Rede e da Presidente da Caixa Loterias que ouviram a todos com uma sequência de acompanhamento e priorização bem estabelecida.
É importante destacar que este trabalho só tem resultados porque a Febralot, através da arrecadação destinada pelos sindicatos estaduais consegue manter os profissionais e despesas em dia para que todo o processo funcione.
Este é um trabalho para todos e é aí que está a importância de cada empresário lotérico de norte a sul do país estar associado e contribuindo com seu sindicato estadual. Sem esse repasse nada se consegue e toda a Categoria fica prejudicada.
Fortalecer seu sindicato é fortalecer a Federação e por sua vez, toda a Categoria.
Por isso sempre terminamos nossos informes com os lemas:
A Rede Lotérica está de luto! Perdemos um grande amigo e parceiro de lutas.
Marcelo Furtado, Presidente de honra do sindicato dos Lotéricos do estado do RJ (SINCOERJ) passa a brilhar em outro plano. Exerceu mandato de presidente do Sincoerj por muitos anos.
Desbravou por este período por muitas lutas em prol da Categoria e atuou muito junto à Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – Febralot.
Deixa um legado de absoluta maestria como representante da sua classe.
Seu sepultamento ocorrerá na data de 12/01/2024 às 13:00hs Capela 03 com crematório às 16:00hs. Na Ordem Memorial do Carmo. Bairro Caju RJ.Voltar
A Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – Febralot realizou uma reunião em 23/10 por videoconferência com a Caixa Econômica Federal, além da diretoria da Febralot, estiveram presentes pela gestora Júlio Volpp – VP Rede, Daniela Nascimento – Diretora Estratégia de Rede, Adriana Probst – Superintendente Nacional de Marketing, José Neto – Superintendente Canais Parceiros e.e. e Cristiane Mota – Gerente Nacional GERLO e.e.
O objetivo da reunião foi trazer à Febralot as estratégias de marketing que estão em desenvolvimento, um assunto que a Federação vem solicitando melhorias em praticamente todas as reuniões com a permitente.
A Campanha “Tá na Caixa” de âmbito nacional objetiva proporcionar maior inclusão das lotéricas com um investimento de R$5 bilhões na modernização do atendimento aos clientes. Esta estratégia visa atender o público tradicional de balcão e busca também o público jovem que ainda não conhece ou não tem familiaridade com os serviços das ULs. Deve mostrar também a abrangência da Caixa em atender através da Rede Lotérica mais de 150 milhões de clientes em todo o país.
A Caixa está focando também em campanhas regionalizadas, ou seja, adaptadas à cultura das diferentes regiões do país e com sotaques locais, compostas de filmes de TV, merchandising em programas de grande “massa” como – Ratinho, Balanço Geral (regional), Mosaico Bahia da TV Globo (e correlatos regionais). Além disso há também a criação de nove Jingles regionais para 690 rádios contratadas, um vídeo de 10 segundos para a internet (facebook – Instagram – Tik Tok e Kwai).
Outro direcionamento da ação foi o desenvolvimento de Vídeo Curiosidades de cidades brasileiras e correlação com as lotéricas. Também vídeos dos serviços realizados nas lotéricas. DOOH (exposição em locais de grande circulação como a estação Sé do metrô em SP (em pesquisa realizada em 2021, cerca de 500 mil passageiros por dia).
Outras estratégias de ação compreendem Bus Doors no Nordeste, trem de Salvador, Carrossel de informações, “enxoval” das lotéricas (faixa – Wind banner e bandeirolas) e material para divulgação nas redes sociais contendo uma série de artes pré-elaboradas para divulgar premiações acumuladas, resultados de jogos, oportunidades de serviços negocial e demais serviços prestados nas lotéricas.
O prazo da campanha é de 16 a 31 de outubro prosseguindo a meados de novembro.
Assim que as peças estiverem no ar a GERLO avisará para que haja uma comunicação ampla dos lotéricos com seus clientes. No momento já há um vídeo nas redes sociais da Caixa, que pode ser compartilhado. ( https://l1nk.dev/iWnsS )
O presidente Jodismar Amaro, da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – Febralot destacou:
“Esta campanha é o que a Rede necessita para expor aos clientes, principalmente aos jovens, os serviços que fazemos, coisa que pedimos há muito tempo para a CAIXA e agora vem se concretizando, esperamos que volte a atrair público para nossos estabelecimentos. ”
Após as tratativas sobre a área de marketing, outras informações foram passadas como segue:
Nova Padronização – Os dois cadernos de normas técnicas, interno e externo, ficarão prontos até o fim de outubro, com apresentação à Febralot em novembro.
Gerentes de Canais nas principais SEVs – Iniciaram 103 em 23/10/2023 e terão comunicação direta com a GERLO para poderem prestar a melhor assistência aos Lotéricos.
Taxa fixa para o débito da Azulzinha no TFL – ainda em estudo na Caixa Cartões, sem prazo, mas com expectativa de acontecer.
Grupos de Trabalho de Sustentabilidade e Cartão de Crédito com a Marca “Lotérica” – em andamento na fase de levantamento de dados para montagem do projeto a ser levado à Governança da Caixa.
Juntos Somos Mais Fortes!! Lotéricos Valem Mais!!!
A Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – Febralot enviou ofício à presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, contendo uma coletânea de temas relevantes para a Rede Lotérica, reunidos por cada sindicato estadual e que deveriam ser tratados nesta última semana de setembro em reunião presencial em Brasília.
Os temas abordados, que segundo a Febralot, devem ser tratados com a atenção e urgência para garantir a sustentabilidade da maior Rede Parceira da Caixa Econômica Federal, foram os seguintes:
Solicitada a criação de uma Vice-presidência de loterias;
Lotex – a volta das raspadinhas para a Rede Lotérica;
Melhoria significativa nas estratégias de marketing para a população voltar a frequentar as ULs em datas especiais, sorteios acumulados etc.;
FDL – solicita-se a participação da Febralot para ajudar a definir e utilizar os recursos;
Convênios – melhoria que geraria mais fluxo para as loterias físicas;
Aumento de apostas nas redes físicas com estudos de viabilidades de convênios com as Bettings que divulgariam seus jogos na Rede Lotérica e outros meios que incrementariam a comercialização de jogos físicos incluindo até a implantação de totens de apostas nas lojas;
Usar o Market Place como base dos jogos on-line e que servisse de impulso para que cada UL tivesse um “espelho” digital, a chamada loja on-line, que já vem sendo tratada faz tempo mas nunca é implantada;
Aumento do comissionamento nos produtos e repasses da Caixa no meio físico;
Novos produtos e meios de pagamento como por exemplo o cartão de crédito loterias Caixa, criação de parcerias estratégicas utilizando a Caixa Loterias S.A.;
Desenvolver uma TV Loterias Caixa unificando estratégias regionais e padronizando os meios de divulgação, inclusive utilizando o Know-how que a Febralot já tem sobre o assunto.
A reunião presencial ocorreu na matriz da Caixa, no dia 25, com a presença das lideranças da Rede Lotérica (Febralot e sindicatos estaduais) e executivos da Caixa.
Elencamos a seguir o que foi tratado neste encontro, como segue:
Tarifas de Cartões: A discussão sobre a redução das tarifas dos cartões não teve sucesso. A CAIXA Cartões aceitou diminuir a taxa de débito, de 1,17% para 0,98%, mas não a de crédito. Alegou que aguardará os resultados antes de considerar uma redução na taxa de crédito. Foi proposto que a Rede Lotérica tenha um percentual nessas operações, e ficaram de avaliar tal proposta.
Foi dada ciência que a operação POS (azulzinha), será excluída a partir de 01.10.2023, sendo substituída pela operação nos terminais (crédito e débito), a Febralot não concordou e destacou os riscos da Rede Lotérica migrar pro concorrente, tendo em vista a necessidade da mobilidade da máquina nos serviços de entrega;
Mega da Virada: A Mega da Virada terá um prêmio previsto de 550 milhões de reais, um aumento relativamente pequeno em relação ao ano anterior, cujo prêmio foi de 541 milhões. Além disso, não haverá apoio de mídia com artistas, o que desapontou os representantes dos lotéricos, já que essa promoção é fundamental para seus negócios. As vendas paralelas começarão no dia 13/11.
Novas Tecnologias e Comunicação: A implementação de novas tecnologias e a comunicação com as loterias foram discutidas, mas ainda há desafios a serem superados, como a falta de pessoal na área de TI da CAIXA, e problemas de comunicação no novo sistema.
“Refinanciamento de dívidas”: Foi levado ao conhecimento dos executivos da CAIXA, a grande preocupação dos empresários lotéricos no tocante as dívidas assumidas nas diferentes linhas de crédito que foram disponibilizadas no passado, onde, atualmente o empresário lotérico tem enfrentado muita dificuldade em honrar os compromissos assumidos perante a CAIXA. Causado em virtude dos valores assumidos nos contratos, nas diversas modalidades de financiamento, cujo cenário à época das contratações no que diz respeito à receita do empresário lotérico, era substancialmente maior que atualmente, onde uma queda considerável nessa receita está devidamente comprovada na realidade atual que se encontra a Rede Lotérica, tornando extremamente difícil a quitação dos seus débitos perante CAIXA. Os representantes da CAIXA se comprometeram em produzir um documento esclarecedor para todas as possibilidades de refinanciamento de dívidas, tal documento será compartilhado para todas as agências, a fim de que a Rede Lotérica tenha amplo conhecimento. Foi também reforçada pela diretoria da CAIXA, a questão da dilação de prazo PRONAMPE, cujo prazo atual pode ser substituído para 72 meses.
Claro que, como representantes da Categoria, sempre esperamos ações concretas para melhorar nossa situação financeira e operacional. A Caixa, apesar de reconhecer a importância da Rede Lotérica, não cedeu em várias questões críticas, o que não impede que continuemos negociando, o que antigamente era impensável.
No dia seguinte, 26 a Febralot reuniu-se diretamente com a presidente da Caixa, Rita Serrano e outros executivos da gestora.
A presidente Rita abriu a reunião agradeceu a oportunidade se desculpou por não ter recebido a Febralot antes. Passou a palavra ao presidente da Federação, Jodismar Amaro, que abordou o desequilíbrio financeiro da rede onde 1/3 da rede lotérica tem resultado pífio ou até inexistente em especial na região norte e nordeste do país e justamente onde existe uma carência para a população desbancarizada. Destacou ainda, que considerando a concorrência no novo mercado de jogos no Brasil, é fundamental que a Rede Lotérica tenha uma TI dedicada. Esta é uma reivindicação muito antiga da Federação e essa necessidade faz-se mais urgente ainda considerando a concorrência do novo mercado de loterias no país.
Jodismar entregou formalmente o ofício com os pontos críticos e sugestões da Federação (destacados no início deste texto) à presidente, dando ênfase à necessidade de que a Caixa faça uma campanha nos moldes de nota fiscal premiada para incentivar a população a pagar contas na Rede Lotérica.
O VP da Febralot, Ricardo Amado Costa, pediu a palavra e salientou a falta de público nas ULs, o que pode ser fatal para o negócio, considerando que a falta de público inibe a venda de produtos lotéricos e evidentemente de produtos negociais da Caixa.
Ainda pela Febralot, Lelles pediu atenção maior aos empresários lotéricos dos municípios pequenos e distantes, visto que estes têm ainda mais dificuldade na arrecadação e a falta de recurso no caixa da lotérica atrapalha e muito o pagamento dos benefícios sociais, tema muito sensível a governo federal.
Também pela Febralot, Sueli levantou a questão de que o aplicativo Caixa Tem é o maior concorrente da rede física pois trata-se do mesmo público que sempre frequentou a Rede Lotérica.
A presidente Rita retomou a palavra para a Caixa Econômica Federal e fez um relato do mercado bancário atual que também sofre grandes transformações em função da digitalização e que a sustentabilidade da Rede Caixa como um todo, aí inclui-se loterias, tem sido objeto de constante estudo na instituição.
A presidente discorreu também sobre o mercado de jogos. Falou sobre isso com bastante desenvoltura demonstrando conhecimento do tema e que a Caixa vai se posicionar, evidentemente incluindo bets.
Ela informou também que já está em andamento dentro da Caixa um convênio amplo com os bancos estaduais e federais, que compreende Banco do Brasil, BASA, Banpará e BNB sendo que a Rede da Caixa tem 17.000 pontos sendo 13.000 lotéricas mais 4000 agências e os demais bancos todos têm 7000 pontos, então a tendência é que a Rede Lotérica agregue bastante serviço em função desse novo convênio. Este deve ser amplo, não só para saque dos correntistas dessas instituições, mas também para depósito.
A Vice-presidente Luciola abordou os novos jogos em desenvolvimento, mas não adiantou modalidade e tão pouco prazos, mas tal qual a Presidente Rita, deixou claro que a Caixa entende que esse novo mercado impõe muitos desafios.
A Sueli Falcão, pela Febralot, perguntou qual é a visão da Caixa para moeda digital. A presidente respondeu que ainda não tem dados para avaliar o impacto disso no pequeno e médio comércio.
A gestora informou também que está em estudo uma parceria com os Correios, mas sem apresentar maiores detalhes de como seria essa parceria.
O VP Julio, da Caixa, informou que já está em estudo interno uma análise de todas as operações de créditos contratada pela Rede Lotérica e que a intenção é rever esses contratos oferecendo um perfil melhor tanto de juros quanto de prazo.
A diretora Daniela informou que a Caixa vai disponibilizar um kit de marketing para os empresários lotéricos com farto material de apoio. Este material servirá para Rede utilizar em mídias sociais. Informou também que vai ter uma campanha na mídia para divulgar todos os canais da Caixa com ênfase para Rede Lotérica e que vão inclusive, usar mídias locais como rádios. A ideia é divulgar os serviços da Rede com maior potencial para atrair público.
E, por fim, a presidente Rita informou sobre o reajuste que vai ser pago no dia 29/09 agora, retroativo a julho. Este reajuste terá uma média ponderada por transação de R$1,00. Destacando ainda o adicional de carro forte e institucional de 5,94%.
Juntos Somos Mais Fortes!! Lotéricos Valem Mais!!!