Em reunião virtual realizada dia 28-06, foi realizada a apresentação da nova VP de Rede da Caixa, Camila de Freitas Aichinger.

A Diretoria da FEBRALOT e os Presidentes dos Sindicatos Estaduais dos Lotéricos reuniram-se em vídeo conferência com os Executivos de Rede de Varejo da Caixa Econômica Federal com o objetivo de conhecer a nova VP Camila que assumiu recentemente esta área que detém todo o relacionamento dos Lotéricos com o Banco.
A Executiva se mostrou bastante motivada e ao mesmo tempo reiterou que a Rede Lotérica é estratégica para a Caixa e que ela tem todo o interesse em encaminhar e procurar resolver os problemas enviados previamente pela FEBRALOT desde que, não haja problemas com a matemática e a Governança, itens primordiais nesta Gestão do Banco. Ainda assim, se coloca à disposição para buscar alternativas que atendam os interesses mútuos.
Os itens pautados pelos Presidentes Estaduais foram divididos em grupos para facilitar a discussão dentro da Caixa onde há sugestões de resolução para os seguintes problemas:
– Falta de clientes nas Lojas
– Problemas no equilíbrio econômico/financeiro
– Administração do Canal/Método de Trabalho/Logística
-Legal
A VP Camila disse que a GERLO responderá a pauta, mas que é importante também que times de trabalho Caixa/Sindicatos sejam criados para discutir a solução para que as implementações das soluções sejam mais assertivas. O Presidente Jodismar Amaro, da Febralot e o Superintendente Nacional de Canais, José Pereira dos Santos Neto, farão a montagem dos times de trabalho.
Como forma de dar as boas-vindas aos Lotéricos, a VP Camila já fez os seguintes anúncios e solicitações:
- Certificação dos empregados: A Caixa vai alterar a circular mudando a obrigação da certificação bancária para um CPF por loja, pede a todos que dentro do possível que se busque melhorar o conhecimento dos empregados através da certificação de mais empregados, além do obrigatório.
- Os Trabalhos para anuncio do reajuste dos serviços bancários está adiantado e em breve será anunciado, lembrando que se houver qualquer atraso, será retroativo a 01.07.2022, como está normatizado no acordo de 2018.
- Há muitas Lotéricas onde os proprietários estão com restrição nos órgãos de proteção ao crédito, isso é um problema, pois nos é vedado esta situação segundo a circular Caixa. Sabedores dos problemas que levaram à esta situação, definiu-se em conjunto com a FEBRALOT de que, aqueles que estão nesta situação não sofrerão quaisquer medidas da política de consequências até 31.12.2022, tempo para que se faça a equação das dívidas de cada um.
- Foi pedido que os lotéricos procurem se esforçar para dar o conhecimento aos clientes dos serviços do PIX saque e PIX troco, o qual vem sendo muito pouco utilizado e é remunerado a R$ 0,71 por operação. Dificuldades na operação devem ser relatadas em todas as instâncias para que os problemas sejam tratados e resolvidos no sentido do serviço ser mais um agregador de fluxo de pessoas e receita aos lotéricos.
- Aqueles Lotéricos que já tenham acesso ao Conexão Parceiros (www.parceiros.caixa.gov.br) que substitui o Expresso Parceiros, devem fazer o upload das notas fiscais dos serviços a partir do dia 30/06/2022, através dele para testarem a ferramenta.

Lembrando que o acesso se dá no endereço acima com usuário = CPF do sócio administrador e senha + aquela utilizada no sistema internet banking para pagar contas.
- A Caixa vai liberar nos TFLs, a possibilidade de efetuar empréstimos consignados na modalidade do Auxilio Brasil, os TFLs já estão preparados, só estão aguardando a medida provisória do governo para liberar a versão aos lotéricos. Quem quiser fazer pré-cadastro dos clientes, já pode ser feito até que a ferramenta no TFL esteja liberada.
Após estes anúncios, houve o compromisso de comunicação frequente entre os Executivos de Rede e a Febralot no sentido de buscar solução para a resolução dos problemas elencados, após o que a reunião foi encerrada.
Diretoria Febralot
Leave a Reply